Equipe Hansen AE Pedreira

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Tipos de Hanseníase



A Hanseníase é classificada de acordo com suas manifestações clínicas e o resultado da baciloscopia. De acordo com este últimos, os pacientes que apresentam baciloscopia negativa em todos os locais de coleta são classificados como Paucibacilar (PB), enquanto aqueles que apresentam baciloscopia positiva em qualquer local de coleta são classificados como Multibacilar (MB).


 
De acordo com os critérios clínicos, foram identificadas quatro formas da doença:
·         Hanseníase Indeterminada
É a forma inicial, evolui espontaneamente para a cura, na maioria dos casos. Geralmente se encontra apenas uma lesão, de cor mais clara que a pele normal, com diminuição da sensibilidade.
·         Hanseníase Tuberculóide
É a forma mais benigna e localizada, acomete pessoas com alta resistência ao bacilo. Encontram-se poucas lesões, às vezes, apenas uma; de limites bem definidos e um pouco elevados e com ausência de sensibilidade. Neste caso, ocorrem alterações nos nervos próximos a lesão, podendo acarretar dores, fraqueza e atrofia muscular.
·         Hanseníase Dimorfa
É a forma intermediária. Há um maior número de lesões, as manchas podem atingir grandes áreas da pele, os nervos são bastante afetados. Esta pode polarizar para Virchoviana ou Tuberculóide.
·         Hanseníase Virchoviana
Neste tipo a imunidade é nula e há uma maior multiplicação do bacilo, isto faz com que o paciente possa chegar a um quadro de maior gravidade, podendo anestesiar os pés e as mãos, sem a sensibilidade poderão ocorrer traumatismos e feridas que poderão acarretar deformidades, atrofia muscular, inchaço nas pernas e surgimento de nódulos. Órgãos internos também podem ser atingidos pelas conseqüências da doença.


 

17 comentários:

  1. A hanseniase virchoviana pode voltar depois de ter feito o tratamento por completo?
    E o quadro reacional tem cura ou o paciente vivera tendo que fazer sempre o uso de remedio para controlar os efeitos reacionais??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não senhor, depois que tratado com o coquetel oferecido somente no posto de saúde a hanseníase não volta (se o tratamento for feito direitinho). Em relação a cura, ela acontece, mas dependendo do tempo e do grau de comprometimento dos nervos não tem como a funcionalidade dos nervos afetados voltarem ao normal. Somente a eliminação dos bacilos será feito no organismo com ajuda dos remédios. O tempo de uso do coquetel depende do tipo da hanseníase, mas em media, seria de 6 meses a 3 anos. Quando mais rápido for diagnosticado a doença, menos prejuízos funcionais terão. Por tanto se houver suspeitas, corre para um posto de saúde e evitar pernas grandes. Abçs...

      Excluir
    2. Quem tem esse problema trâsmite pra outras pessoas? ??
      Como trâsmite?
      Trâsmite pra grávidas?
      Qual as medidas

      Excluir
    3. Quem tem esse problema trâsmite pra outras pessoas? ??
      Como trâsmite?
      Trâsmite pra grávidas?
      Qual as medidas

      Excluir
  2. Uma pessoa que teve hanseniase diagnosticada tipo 1 e agora a doença se manifestou mais forte ainda, diagnostiada tipo 2 essa pessoa terá chance de se recuperar?

    ResponderExcluir
  3. MINHA SE TRATOU DA HANSENIASE ,MAS AINDA CONTINUA A SAIR RESIDUOS NO CORPO E GOSTARIA DE SABER SE CAUSA DEPRESSAO,?E NO FIM DO TRATAMENTO ELA REFEZ O EXAME E É NORMAL AINDA DA POSITIVO E FICAR RESIDIUOS DA DOENÇA?????

    ResponderExcluir
  4. MINHA SE TRATOU DA HANSENIASE ,MAS AINDA CONTINUA A SAIR RESIDUOS NO CORPO E GOSTARIA DE SABER SE CAUSA DEPRESSAO,?E NO FIM DO TRATAMENTO ELA REFEZ O EXAME E É NORMAL AINDA DA POSITIVO E FICAR RESIDIUOS DA DOENÇA?????

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Gostaria de saber o resultado do exame que fiz no laboratorio,para saber se estou com hansenise.Tipo Ap15-2860

    ResponderExcluir
  7. Essa doença trâsmite pra outras pessoas?
    Trâsmite pra grávidas?
    Como se prevenir?

    ResponderExcluir
  8. Essa doença trâsmite pra outras pessoas?
    Trâsmite pra grávidas?
    Como se prevenir?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é transmissível através de gotículas de saliva( espirros ou tosse) do portador enquanto ele não for medicado. Assim que o doente for medicado ele para de transmitir a doença. Sem tratamento transmite para qualquer pessoas inclusive para grávidas.
      A maneira de se prevenir é ter bons hábitos de higiene, bons hábitos alimentares, e se caso a pessoa esteve em contato com um doente, procurar assistência médica para uma avaliação.

      Excluir
  9. Tem alguma reação se você não tem hanseniase e ta tomando o remédio

    ResponderExcluir
  10. Quais alimentos o paciente com hanseníase não pode comer?

    ResponderExcluir
  11. fiz o tratamento faz uns 3 anos, só que meus nervos das mãos foram comprometidos e agora mês pés também começaram a ficarem dormentes e doloridos, queria saber se depois de fazer o tratamento ela (hanseníase) pode voltar novamente???

    ResponderExcluir
  12. Fui diagnosticado com Herpes há 2 anos e tentei todos os meios possíveis para obter a cura, mas sem sucesso, até que vi um post em um fórum de saúde sobre um Herbal Doctor (Dr. Akhigbe) que prepara fitoterapia para curar todos os tipos de doenças como Herpes, no começo eu duvidava, se era real, mas decidi experimentá-lo, quando entrei em contato com o Dr. Akhigbe através do seu e-mail: drrealakhigbe@gmail.com ele me guiou e preparou um remédio herbal e me enviou através de correio Serviço de entrega, quando recebi o pacote (fitoterapia) Ele me deu instruções sobre como consumi-lo, comecei a usá-lo conforme as instruções e parei de receber surtos e as feridas começaram a desaparecer, você poderia acreditar que estava curado desse vírus mortal dentro de duas a três semanas e percebe mudanças no meu corpo. Dias de uso deste remédio, não pude acreditar na cura a princípio, até que eu veja como meus HERPES são limpos como mágica O Dr. Akhigbe também usa seu remédio herbal para curar doenças como HIV, HERPES, CÂNCER, ALS, DOENÇA CRÔNICA, FRIO COMUM , DOENÇA CARDÍACA, LÚPUS, ASMA, DIABETES A HEPATITE A E B. CEZEMA, DOR DOR, INFECÇÃO EXTERNA, ASMA, EPILEPSIA, AVC, DOENÇA RIM, ACME. DOENÇA DE PARKINSON etc Entre em contato com este excelente médico de ervas hoje em dia o pai da cura de raízes à base de plantas. via e-mail: drrealakhigbe@gmail.com ou whatsapp ele +2348142454860 e seja curado permanentemente Ele é real ... site: https: drrealakhigbe.weebly.com

    ResponderExcluir