Equipe Hansen AE Pedreira

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Tratamento

O tratamento medicamentoso para Hanseníase é a Poliquimioterapia (PQT) que é altamente efetiva na CURA da doença; mesmo aplicada por unidades de saúde com recursos e infra-estruturas limitados, poucos pacientes deixam de responder a seus efeitos.
Ao iniciar a PQT, o paciente previne o desenvolvimento de resistência medicamentosa e as deformidades; interrompe a transmissão da doença; reduz o risco de recidiva e melhora a atitude da comunidade. Atualmente, o Brasil é o único país das Américas considerado endêmico, em número absoluto de casos, ocupa a segunda posição do ranking mundial em notificações, perdendo apenas para a Índia.
A Poliquimioterapia (PQT), no Brasil, é oferecida gratuitamente pelo governo a todos os doentes. O tempo de tratamento irá depender do diagnóstico e o tipo de hanseníase. Nas formas em que se detectam poucos bacilos (paucibacilar), o tempo é de seis meses; nas formas em que se detectam muitos bacilos (multibacilar), o tempo varia de 12 a 24 meses.
Após o início da PQT caso o paciente apresente algum tipo de reação ao medicamento, como resistência imunológica, a médica utiliza como medicamento auxiliar a corticoterapia. Nos casos em que ocorre desconforto gástrico utiliza-se omeprazol.

Um comentário: